PRAINHA RECEBE O CBSURF JUNIOR TOUR

Seleção Catarinense Campeã 2018

Seleção Catarinense Campeã 2018

Heitor Mueller FOTOS: Marcio David

Heitor Mueller FOTOS: Marcio David

Heitor Mueller

Heitor Mueller

 

Previsão favorável para a 2° etapa do CBSURF JUNIOR TOUR, apresentado pela SILVERBAY!

 

“As ondas amanhã estarão como hoje, tem umas ondas boas, pra competir vai estar animal! Tem meio metro, com séries maiores, e vai manter assim. No domingo a ondulação vai virar mais para leste, e a bancada do canto esquerdo está até melhor, pois a última ressaca tirou um pouco da areia da bancada do canto direito. Se confirmar, vai ficar melhor ainda, vai dar onda irada no campeonato! Vai ser show de surfe mesmo!”, informa o Treinador de Surfe Leandro da Silva, residente de São Francisco do Sul.

“Vai ter pouco vento. Domingo a tarde entra um vento nordeste mais forte, mas não vai interferir muito não, principalmente pelo cato esquerda ser mais protegido. A previsão do tempo está bem parecida com a de hoje (parcialmente nublado, com predomínio de sol)”, finaliza Leandro.

O evento acontece nos dias 24 e 25 de agosto, na Prainha (praia da Saudade), em São Francisco do Sul, extremo norte catarinense. Os melhores atletas da categoria de base brasileira estão na cidade, competindo pelas vagas da Seleção Brasileira que disputará o Mundial Pró-Junior da ISA (Internacional Surfing Association) no final do ano na Califórnia, Estados Unidos.

O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube da marca SILVERBAY: https://www.youtube.com/channel/UCZ85ZK2QGAHq6NvrXjgsRsw

 

PREFEITO DO SURFE

São Francisco do Sul está com aproximadamente 10 eventos de surfe no seu calendário de 2019. Deve ser por isso que detém uma das categorias de base mais fortes do Brasil atualmente.

Isso só é possível diante da união de esforços entre iniciativa privada, associação de surfe e gestão pública. No caso da gestão pública, o Prefeito Renato Gama Lobo é muito proativo em causas socioambientais e esportivas, e este está sendo o segredo do sucesso. A fábrica de pranchas Pró-Ilha, situada em São Francisco do Sul, também está presente em todos estes eventos na cidade.

Diante disso, a organização do evento resolveu procurar o Prefeito Renato para conhecermos o seu ponto de vista.

 

ORGANIZAÇÃO: Por que a prefeitura investe em eventos? Qual é a importância dos eventos (locais, estaduais, nacionais e internacionais) pra qualidade de vida, para formação cidadã e esportiva e para o turismo?

RENATO: Acredito que estamos em um movimento de fortalecer a realização de eventos e ações fora da temporada, e nunca foi tão promissor. E a cidade ganha com isso, temos o incentivo à prática esportiva, a aproximação dos jovens com o esporte que é uma ferramenta importante para a formação do cidadão do futuro. Além do mais, essas iniciativas movimentam a economia do comércio local, atraem mais visitantes e funcionam como opção de lazer aos nossos moradores. Temos evento ocorrendo ao longo do ano em vários pontos da cidade e a Prefeitura está de braços abertos para apoiar os eventos.

 

ORGANIZAÇÃO: Qual é a importância de receber dois eventos de âmbito nacional no município?

RENATO: Sabe o que é mais bacana? É poder ver a alegria nos olhos dos jovens surfistas francisquenses de estarem perto dos seus ídolos e, de alguma forma, ficarem mais perto dos seus sonhos. Além disso, é uma forma de divulgação do nome de São Francisco do Sul, chancelando o potencial que temos para sediar eventos desse porte.

 

ORGANIZAÇÃO: Qual é a importância da Certificação Bandeira Azul na Prainha?

RENATO: Estamos batalhando por este projeto que envolve a conscientização das pessoas sobre a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro. Ao final de toda esta dinâmica, hastear a bandeira azul nesta temporada vai significar que conseguimos dar mais um passo rumo a um mundo mais sustentável.

 

CAMPEÃO BRASILEIRO SUB14 É DE SÃO CHICO!

As competições oferecidas no município já estão dando resultado. Natural de São Chico, Heitor Mueller é o atual Campeão Brasileiro na Categoria Sub14, e este ano está competindo a Categoria Sub16. Ele está tendo o privilégio em poder competir essa etapa em casa.

Luiz Mendes, residente da praia vizinha Barra Velha, também conquistou este título de Campeão Brasileiro Sub14 em 2017, e terminou o ano passado na vice-liderança da categoria Sub16. Ele está em 3° lugar no ranking 2019. Hediéferson Junior, que é de Itapoá (outra cidade vizinha de São Chico) ganhou a categoria Sub18 da etapa de São Chico em 2018.

Além destes desempenhos no Circuito Nacional, São Francisco do Sul possui diversos Campeões Catarinenses, em diversas categorias, inclusive nas do gênero feminino. Isto é fruto do trabalho de fortalecimento da categoria de base na região.

 

A DISPUTA ENTRE EQUIPES ESTADUAIS

Este confronto tem um formato único e tradicional. Além de cinco títulos individuais por categoria, a equipe de cada estado busca se tornar campeão da etapa e ser líder nacional. Para isso, depende dos pontos de sete surfistas da sua delegação, quando devidamente uniformizada, portando a bandeira do estado e tendo como quadro mínimo de um atleta em cada uma das categorias.

Esta é a segunda de três etapas do Circuito 2019. A próxima etapa está prevista para os dias 28 e 29 de setembro, no pico Mar do Macaco, Intermares, Município de Cabedelo, na Paraíba. Este Circuito determina os atletas que da Seleção Brasileira de Surf Pro Junior.

Esta seleção defenderá o país no Mundial Pro Junior (ISA World Junior Surfing Championship) no final do ano, nos Estados Unidos. “A Confederação Brasileira de Surf já confirma que neste ano irá custear todos os custos dos atletas para irem ao Mundial Junior, na Califórnia”, garante o Presidente da CBS Adalvo Argolo.

Em 2018, o domínio do Circuito foi de Santa Catarina, que venceu todas as etapas. Em 2019 a equipe catarinense iniciou perdendo a liderança para a equipe de São Paulo, que venceu a primeira etapa.

Ranking 2019, após a 1° etapa:

1º- São Paulo – 1000 pontos

2º- Santa Catarina – 860 pontos

3º- Bahia – 730 pontos

4º- Rio de Janeiro – 670 pontos

5º- Paraíba – 610 pontos

6º – Rio Grande do norte – 583 pontos

7º – Ceará – 555 pontos

8º – Paraná – 528 pontos

9º – Pernambuco – 500 pontos

10º – Sergipe – 488 pontos

 

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O evento contará com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado. A estrutura será montada no calçadão, longe das dunas frontais. Será executado um sistema de gerenciamento dos resíduos, com coleta seletiva e redução de uso de descartáveis por meio de uma parceria com a empresa Meu Copo Eco.  A educação socioambiental já é consolidada nos eventos de surfe no litoral catarinense. Haverá a neutralização dos gases de efeito estufa gerados pelo evento e o engajamento com instituições locais.

Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Bahia da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A galera local está preparando algumas atividades bem bacanas para oferecer ao público.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.

 

REALIZAÇÃO

A Silverbay apresenta o São Chico Brasileiro de Surf, este final de semana com o CBSurf Júnior Tour e a seguir  com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e o CBSurf Pro Tour também somará pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASP (Associação de Surf da Prainha), com produção da Swell Eventos.

A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. Apoiam o evento também: Pró-Ilha Surfboards; Lord of the Sea; Studio DoZero; Deck 66; Bar do Banana; Machado Contabilidade; Restaurante Pirata; Kanto da Pizza; Bar Ta na Onda; Restaurante Harry; Pousada da Ilha; Banana Joe Louge; Rei do Frango.

 

FOTOS: Marcio David, durante a etapa de 2018 em São Chico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

3 + nove =