Oceano: Há 20 anos investindo no surfe de SC

08. Affonso no evento 01 de 2019 07. Troféu evento 1999 06. Premiação evento 1999 05. Estrutura evento 1999 04. Cartaz Evento 1999 03. Fábrica de Pranchas da Oceano 2 02. Fabrica de Pranchas da Oceano 1 01. Selo 20 anos 001. Oceano 20 anos investindo no surfe Cartaz1

 

O Circuito Surf Talentos Oceano 2019, apresentado pela Rede Mini Kalzone, têm um diferencial. Nota-se um Selo dourado nos cartazes de divulgação das etapas. Aquele Selo indica que este é um dos eventos comemorativos aos 20 anos de investimento da marca Oceano Surfwear no surfe.

Tudo começou em 1980, na cidade catarinense de Joinville, com um surfista apaixonado que resolveu fabricar pranchas de surfe, transformando seu esporte do coração em um meio de viver também fora da água. Das pranchas, a ligação com o surf passou a inspirar e estampar camisetas masculinas, que se tornaram uma oportunidade. O novo segmento foi um sucesso e hoje faz parte da história da Oceano Surfwear, essencialmente conectada com o lifestyle surfista.

Desde 1999 a Oceano Surfwear patrocina eventos de surfe em Santa Catarina. Confira logo abaixo a entrevista realizada com o Affonso Eggert Junior, Diretor Presidente da Oceano Surfwear, e entenda o porquê e como tudo começou.

 

 

1939949_1014075078603913_3156775736513549940_n

 

ENTREVISTA Affonso Eggert Jr

 

SURF TALENTOS: O que levou a Oceano Surfwear a patrocinar eventos de surfe?

AFFONSO: Nos anos 80 a Oceano, como fabricante de pranchas, sempre esteve presente em quase todos campeonatos de surf, Estadual ou Sul Brasileiro, com seu Surf Team. Ganhamos até o Circuito Profissional (Ivan Junkes) e Amador (André Huebes) em 1990. Ou seja, estávamos sempre muito ligados a competições.

A partir de 1991 deixamos a fábrica de pranchas em segundo plano e começamos a nos dedicar a fabricar produtos do vestuário masculino. Mas depois de alguns anos, mais longe das competições nesta época, veio o desejo de patrocinar campeonatos de surf, como um marca de Surfwear.  E em 1999 fizemos o primeiro Oceano 100% Surf Amador. E estamos aí até hoje nesta pegada. Isso tudo por acreditarmos muito no surf amador e por ter um grande amor ao surf e seu life style.

SURF TALENTOS: De forma resumida, como foi a história da realização daquele primeiro evento de 1999?

AFFONSO: A ideia nasceu em 1998 num campeonato lá na praia de Mariscal. Queria tbm investir em campeonatos amadores como já comentado. Conversei então com o Léo (Aurélio Ramos) que já estava envolvido em produzir este tipo de evento e… aconteceu… Janeiro de 1999. Praia da Saudade. São Chico. Foi um sucesso. Primeira etapa do Circuito Catarinense Amador. Três dias de competições com mais de 200 competidores inscritos.

 

SURF TALENTOS: Após 20 anos ininterruptos apoiando o surfe amador catarinense, como você analisa a evolução dos eventos, atletas e staff (surfe catarinense no geral)?

AFFONSO: As competições no nosso estado acontecem há muito tempo. Temos uma Federação com muita bagagem. Organizada. Natural então a evolução dos campeonatos. Quanto mais eventos, mais experiência adquirem os Organizadores, Staff e os Juízes.  Os atletas também, é claro. O Estado tem uma costa abençoada com muitas ondas boas.

Consequentemente, com todos esses diferenciais, natural termos bons surfistas e alguns deles no Tour da Primeira Divisão do Surf Mundial. Orgulho pra todos nós catarinenses.

 

SURF TALENTOS: Como você se sente ao ver atletas que passaram pelos eventos da Oceano Surfwear hoje se destacando na elite do surfe mundial, como Yago Dora, Willian Cardoso, Thomaz Hermes, Alejo Muniz, Matheus Herdi, dentre outros?

AFFONSO: Com certeza ver nossos conterrâneos entre os 40 surfistas melhores do mundo e que já competiram em nossos eventos como Amadores é muito gratificante. Sensação de “fizemos nossa parte”.

Quem imaginava lá em 1999 que um dia seríamos tricampeões mundiais? Que até teríamos um “apelido” forte: Brasilian Storm. Show né.

 

SURF TALENTOS: Nas últimas edições a rede Mini Kalzone entrou no Circuito, apresentando-o. Como você vê uma grande marca, atrelada à princípios de alimentação saudável e fomento ao esporte se envolver no Circuito Surf Talentos? O que você sente ao ver uma marca de grande porte, consolidada a nível nacional, acreditar e apoiar o projeto em que você já está envolvido e acreditando há 20 anos?

AFFONSO: Acredito que o surf hoje é um dos esportes mais “apreciados” por parte do público em geral. Então porque não aparecer, patrocinar e ajudar o Brasil a se consolidar como uma grande potência do surf mundial?! Com certeza uma marca deste porte estar conosco nesses eventos valoriza ainda mais o trabalho de todos nós que amamos o surf.

 

SURF TALENTOS: Deixe um recado ao público em geral.

AFFONSO: Acredito que todos nós, principalmente nós amantes do surf, temos que fazer a nossa parte. Patrocinar o esporte amador não é o mais importante, mas cuidar dos nossos Oceanos, do nosso Planeta Água, da nossa casa, é obrigação. Acredito que a ganância pelo lucro e a comodidade dos descartáveis de um uso só estão destruindo nosso ecossistema.

Os oceanos não cobram pelas ondas que nos oferecem. Então… temos que  pagar o ingresso! Temos que preserva-los! Temos que cuidar deles! Keep The Ocean Blue!

 

Inscrições e Categorias

A competição somará pontos para a primeira etapa do Circuito SC TOUR 2019, da FECASURF, então, somadas às tradicionais categorias de base do Circuito Surf Talentos terão as categorias Open e Master. “Será uma ótima oportunidade para os atletas mais novos verem o surfe das suas referências no esporte ao vivo, e estudar as estratégias de competição destes atletas mais experientes”, diz Fred Leite.

Para saberem mais sobre a lista dos atletas e de como se inscrever na competição, contatar diretamente a FECASURF, por meio do emailfecasurf@fecasurf.com.br ou pelo telefone (48) 3025-1880. No site da FECASURF já existem algumas informações: https://www.fecasurf.com.br/.

 

Patrocínios da etapa

Patrocínio: Oceano Surfwear; Sibon Charters; Skull Surfboards; Banana Wax; Kbral Autocenter. Apresentadores: Mini Kalzone; Prefeitura de Florianópolis. Apoios: Mormaii; Selina Floripa; Studio DoZero; Pousada Vento Forte; Barraco da Mole. Realização: Swell Eventos e ASPM (Associação de Surf da Praia Mole). Supervisão: FECASURF.

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

16 − catorze =