AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS SURF TALENTOS OCEANO

mutirao Selo_CarbonoK em JPEG

 

 

Pensando no meio ambiente e em “se tornar a mudança que todos queremos ver no mundo”, além de dar o exemplo para a nova geração, é que o Circuito Surf Talentos Oceano, está desenvolvendo um amplo conceito ambiental nos seus eventos.

Este é o primeiro Circuito de surfe com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) próprio, conduzido por um Profissional legalmente habilitado (Biólogo, Pós Graduado em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental), inclusive contemplando neutralização das emissões de CO² através do Programa CarbonOk.

O evento também está em processo de melhoria contínua no seu SGA, visando atingir a nulidade e/ou compensação de todos os impactos ambientais negativos.

O Projeto Keep The Ocean Blue participa de forma efetiva no Circuito, desenvolvendo uma série de ações socioambientais que visam conscientizar a população e trazer benefícios para o meio ambiente da praia que recebe o evento.

A seguir, seguem as ações que serão desenvolvidas:

 

NEUTRALIZAÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA

As atividades realizadas pelo ser humano têm intensificado nas últimas décadas as emissões de dióxido de carbono (CO²), um dos principais gases de efeito estufa (GEEs) presentes na atmosfera, acelerando assim o Aquecimento Global.

Para não contribuir com o Aquecimento Global, o Circuito Surf Talentos aderiu ao Programa CarbonOk, que é um programa de neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa, composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas. São utilizadas metodologias internacionalmente reconhecidas e diretrizes recomendadas pela norma brasileira ABNT. Todos os trabalhos realizados são acompanhados pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitida por profissionais legalmente habilitados.

Está sendo realizado o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE), que tem por objetivo quantificar as emissões de gases produzidos e que vão para a atmosfera. A partir deste valor se calcula quantas árvores serão necessárias plantar para neutralizar este impacto negativo.

Os plantios serão feitos com espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, buscando além da neutralização do CO² outras vantagens socioambientais associadas: alimentação e habitat para a fauna, presença de flores para os processos de polinização; recuperação de área degradada; controle de processos erosivos; além de aliar conceitos de paisagismo. O plantio será realizado em área indicada pela ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú). A Virada BC e a Construtora Taroii estão apoiando esta ação.

 

PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE APPS

O plantio referente à compensação da neutralização das emissões de gases de efeito estufa do evento, através do Programa CarbonOk, gerará a preservação e a recuperação ambiental de uma área de mata ciliar na margem do Rio Camboriú. A Virada BC e a Construtora Taroii estão apoiando esta ação.

 

KEEP THE OCEAN BLUE NAS ESCOLAS

Nesta quinta-feira, dia 19/07, o Projeto realizou a sua tradicional ação de educação socioambiental na Escola Municipal Iate Clube, em Balneário Camboriú. A Virada BC e a Construtora Taroii estão apoiando esta ação.

O projeto Keep The Ocean Blue nas Escolas é uma Ação de Responsabilidade Socioambiental da empresa Oceano Surfwear. A visita é formada por uma equipe multidisciplinar, contendo quatro atletas, um Vídeo-maker, um Biólogo e o Fotografo Marcio David (Idealizador do Projeto nas escolas).

O objetivo do Projeto é sensibilizar e conscientizar as crianças para os problemas causados pelos resíduos sólidos (destaque para o plástico) presentes nas praias e nos oceanos, estimulando-as, por meio do esporte, a tomarem atitudes de preservação ambiental, através da ativação da percepção do impacto que a natureza vem sofrendo.

A duração da visita é de aproximadamente uma hora por turma, onde são apresentados vídeos e fotos que explicam o papel e os valores dos surfistas diante da natureza. Durante a apresentação acontece uma atividade com desenhos relacionados ao tema (mapa mental) e um bate papo com informações básicas sobre a decomposição dos resíduos na natureza e como podemos colaborar com a gestão dos resíduos através de ações cotidianas.

Para todos os alunos participantes são distribuídas canetas fabricadas com material reciclado, adesivos e informações sobre o Projeto Keep The Ocean Blue. Para cada turma são sorteados cinco kits do Projeto, contendo uma camiseta da linha reciclada (5 camisetas por turma).

No mundo inteiro têm surgido inúmeras campanhas visando a redução dos plásticos nos oceanos, que tem se tornado um dos problemas ambientais mais graves da atualidade.

 

LIMPEZA E IDENTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ILHA DAS CABRAS

Será realizada uma ação de limpeza na Ilha das Cabras, em parceria com a ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriu), com a Virada BC e com a Construtora Taroii. Esta ação será realizada no domingo (dia 22), as 9hs, em frente à arena de vôlei.

O Projeto Keep The Ocean Blue, após a limpeza, irá realizar a triagem e a contagem dos resíduos, com o intuito de produzir dados técnicos que auxiliem na identificação e na gestão dos resíduos sólidos do local por parte da gestão municipal.

COLETA SELETIVA

O Circuito Surf Talentos Oceano conta com coleta seletiva, que separará os resíduos em: Reciclável; Orgânico; Rejeito.

O staff do evento é orientado de como se portar com os resíduos sólidos, além de realizar menções na locução do evento a fim de orientar os atletas e o público para contribuir com a coleta seletiva, expandindo assim os efeitos do evento.

O Centro Técnico (palanque) funcionará como posto de coleta para resíduos perigosos para o meio ambiente, como óleo de cozinha, baterias, lâmpadas e similares, visando contribuir com a logística reversa destes itens.

 

ATIVIDADES FÍSICAS COM O STUDIO FUNSURF

O Studio FunSurf estará oferecendo gratuitamente diversas atividades físicas relacionadas ao surfe.

O Studio foi criado em 2013 e é referência em Balneário Camboriú quando o assunto é treinamento para surfistas, seja ele iniciante ou profissional, praticante de Stand Up ou Longboard. O Studio oferece: Treinamento físico e técnico para surfistas, surf análise, vídeo análise, viagens de surf e treinamento funcional para quem não surfa também.

Fernando Benitez é o Professor que comanda os treinos. Já foi competidor e Árbitro de Surfe em Santa Catarina, e hoje em dia se dedica exclusivamente aos treinamentos no Studio e ao treinamento técnico de alguns atletas que são destaques no estado.

O Método de Treinamento FunSurf é focado para a prática do Surf e Stand Up. O Treinamento Funcional visa a prevenção de lesões, equilíbrio entre as estruturas musculares e a melhora do condicionamento físico. Os treinos são baseados nos movimentos do esporte, visando à melhora das funções articulares, o desenvolvimento da estabilidade e da mobilidade, fortalecendo a musculatura através dos padrões de movimento funcionais do Surf e SUP. Os benefícios deste treinamento são a melhora da performance, condicionamento físico e cardiorrespiratório, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, potência e agilidade.

Saiba mais sobre o Studio no site www.funsurf.com.br

CAMISETAS DA LINHA RECICLE: MALHA RECICLE SUBLIMADA.

As camisetas do evento serão fabricadas com uma malha composta de 50% algodão e 50% poliéster (de fibras recicladas de garrafas PET).

Cada garrafa PET demora cerca de 300 anos para se decompor. São necessárias 5 garrafas PET para produzir uma camiseta, desta maneira, reduzimos a quantidade de plástico nos oceanos e contribuímos para a preservação do meio ambiente, reutilizando estas garrafas para produzir as fibras.

Além disto, todo processo é ecologicamente correto, partindo da tinta sublimática (solúvel em água) até o papel de transferência, que é reciclado após o processo.

ECOCOPO

O copo plástico descartável foi banido do evento com o intuito de dar o exemplo para a sociedade.

Foi fechada uma parceria entre o Projeto Keep The Ocean Blue, a Virada BC e a Construtora Taroii para a produção de copos ecologicamente corretos, reutilizáveis e promocionais, gerando a conscientização e a educação ambiental.

INCENTIVO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O homem faz parte do meio ambiente, logo, deve ser trabalhado o senso de pertencimento durante as ações de educação ambiental. Se o homem pertence ao ambiente, para cuidar do ambiente, antes o homem deve aprender a se valorizar, e isso inclui cuidar da sua própria saúde. Devemos dar exemplo de comportamentos benéficos para o meio ambiente e para a saúde desta nova geração.

Já é muito estimulada a prática esportiva pelo evento, que é um fator muito importante, mas podemos focar em promover também uma alimentação saudável. As práticas de alimentação saudável serão estimuladas na locução do evento.

Serão disponibilizadas frutas e água mineral para os atletas e staff do evento.

COLABORAÇÃO TÉCNICA CIENTÍFICA E POPULAR

O levantamento de informações prévias ao evento, a educação ambiental e os dados das coletas dos resíduos sólidos no mutirão de limpeza da Ilha das Cabras gerarão uma série de informações técnicas pertinentes, que poderão ser utilizadas na educação ambiental local, além de ter serventia para projetos e ações futuras de gestão socioambiental local, por parte do poder público e do terceiro setor. Este material deve ser produzido, formatado e entregue para representatividades locais.

ESTANDE DO PROJETO KEEP THE OCEAN BLUE – EXPOSIÇÃO

O Projeto Keep The Ocean Blue estará com um estande próprio no evento, oferecendo uma série de ações socioambientais que serão descritas a seguir, assim como a exposição de alguns dos desenhos realizados pelas crianças na ação do dia 19/07 na Escola Municipal Iate Clube, algumas imagens do Fotógrafo Marcio David e alguns resíduos sólidos coletados em ações de limpeza de praia.

 

GINCANA COSCIENTE:

A atividade de educação ambiental consiste em crianças relacionarem resíduos sólidos com características descritas em um quadro. As crianças que obtiverem 4 acertos, ganham brindes.

 

QUIZ DO FACEBOOK DA MARCA OCEANO SURFWEAR:

Serão aplicadas 10 perguntas de educação ambiental no Quiz, que darão kits com camisetas do Projeto Keep The Ocean Blue, da linha recicle.

A atividade consiste em lançar uma pergunta na locução do evento, em que a resposta está postada no facebook da marca Oceano Surfwear. A primeira pessoa que vier até o palanque com a resposta, ganhará o kit.

 

FOTOS:

1- Mutirão de limpeza de praia, realizado na segunda etapa do Circuito, na Guarda do Embaú, em parceria com a Escola Olga Cerino.

2- Selo de Certificação do Programa CarbonOK

MAIORES INFORMAÇÕES:

Reinaldo Langer Jaeger – CRBio:75986/03

Biólogo, Responsável Técnico do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Circuito Surf Talentos Oceano. (em parceria com o Projeto Keep The Ocean Blue).

Contatos:  reinaldolj@gmail.com  –  (48)999494490

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

4 × um =