Sobre surfar em jejum

Bom dia galera do site Nas Ondas com Banana. Meu nome é Jeane da Silva Reinert, e vou estar aqui com vocês com a coluna Comer, Treinar e Dormir. Vou dar dicas bem legais de saúde para vocês surfistas ou simpatizantes do esporte. Sou designer por formação, alérgica a proteína do leite sem opção, culinarista funcional por paixão, praticante de crossfit, corrida de rua e stand up paddle. Joinvilense e esposa de um bom surfista, blogueira do www.kitutessemlactose.com.br

Na coluna comer, treinar e dormir encontrarão dicas de saúde e receitas funcionais que visam contribuir com a saúde e bem-estar, melhorar o desempenho na prática de atividades físicas e incluir pessoas com restrições alimentares. Sejam muito bem vindos!

 

ALOHA!!!

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O surf começa logo pela manhã e é preciso sair bem cedo antes que comece a ventar… todos levantam fissurados e ansiosos para pegar altas ondas. “Meeeeeeeeeeeee”
Por pressa, falta de hábito ou por medo de passar mal no mar, muitos surfistas acabam pulando uma das principais refeições do dia, o café da manhã.
O surf é um esporte que necessita de muita energia para executar cada manobra. A falta de uma boa refeição como pré-treino prejudica o desempenho físico, podendo causar hipoglicemia (distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose), além disso, o corpo tende a estocar gordura como forma de defesa e a queimar massa muscular.
 
O café da manhã é uma das principais refeições do dia, pois quando estamos dormindo, ficamos por um longo período sem repor as energias.
 
Surfar em jejum, agrava ainda mais o estado catabólico (degeneração do tecido muscular), já que é um esporte altamente desgastante e acaba aumentando as necessidades nutricionais do corpo.
Portanto, é de extrema importância uma boa alimentação antes do surf, para evitar fadiga, hipoglicemia, evitar o catabolismo, proporcionar o crescimento de massa muscular e principalmente o que todos almejam, melhorar o desempenho no esporte.
A refeição pré-surf deve ser rica principalmente em carboidratos para melhorar e aumentar os estoques de nutrientes, que são armazenados no fígado e no músculo do nosso organismo, na forma de glicogênio. Quando esse estoque é frequentemente reposto, ele aumenta a capacidade de estoque (na forma de energia), melhorando a recuperação.
 
É aconselhável alimentos que tenham como fonte principal carboidratos bons e de lenta absorção, pois eles ajudarão a manter o corpo nutrido por mais tempo no mar.
 
Uma alimentação pré surf ideal gira em torno de uma refeição saudável e muita água ou sucos. Hidratação prévia é um ponto importantíssimo para o surfista que pretende passar um dia inteiro na rebentação. E claro que os fissurados de plantão não pretendem perder aquela onda perfeita por nada, muito menos para sair para comer.
No caso dos surfistas que não conseguem, de forma alguma, se alimentar antes do surf devido ao mal estar, é indicado suplementação. A suplementação deve ser acompanhada por nutricionista, pois as quantidades são calculadas de acordo com a necessidade de cada um.

 

 

12 comentários

  1. Jonas

    Olá, ótimo artigo.
    Podem citar exemplos de alimentos citados na frase abaixo:
    “É aconselhável alimentos que tenham como fonte principal carboidratos bons e de lenta absorção”
    Obrigado e sucesso na coluna!

  2. Fabio

    Adorei a coluna.. Eu fazia tudo errado.. Parabéns Banana era o que faltava no belo site.. Colunista gata heim.. Brincadeirinha..MEEEEEEEEEEEEEEEE

    Abraços Fabio by Austrália

    • Marcio, o ideal é consultar um nutricionista para te analisar melhor. Mas somente frutas e barrinha de cereal é um pouco pobre em nutrientes, o interessante é ter mais variedades como carboidratos, proteínas e gorduras boas.
      Espero ter esclarecido um pouco, Abraços.

  3. Henrique

    Os prós já estão falando pra fazer a 1ª queda em jejum. Pq com a barriga cheia vc pode passar mal. Se for pra comer sugiro esperar no mínimo 2 horas para refeição sólida.

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