Qual é a sua marca?

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Qual é a sua marca? 

Entenda a importância da marca e do branding para o surf

Essa pergunta não é sobre a sua empresa predileta. É sobre a sua marca, o que você faz para as pessoas lembrarem-se de você, o que você faz que marca as pessoas? Assim você pode entender o que as empresas fazem para te conquistar. Umas fazem de uma forma positiva, outras nem tanto e acabam sendo esquecidas.

 

PARA VOCÊ ENTENDER BEM

No marketing, a marca e branding possuem seus conceitos:
Marca: é a reunião das características da empresa materializados em logo, grafismos, mascote, música, cores, imagens, slogan…entre outras formas de se comunicar. Se trabalhados de uma forma correta, trazem valor a marca. A marca de uma empresa tem que sintetizar todos os valores e soluções para possíveis necessidades dos seus consumidores.

Branding: é o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca, ou seja, colocar na prática a sua teoria, aquilo que você prega sobre a sua empresa.

Assim como eu, você e todos nesse mundo, precisamos ter a nossa marca (nome, fisionomia, altura, características físicas e psicológicas) e para atingir nossos objetivos é necessário termos algumas práticas(atitudes, comportamentos, ações…)  ou seja, colocar na prática o que você diz ser. Isso é branding. Está entendendo a importância disso na vida das pessoas e das empresas?

 

 

UMA MARCA CHEIA DE VALOR

Posso citar aqui várias empresas do surf que possuem uma marca forte, que são lembradas pelo marketing agressivo, uma espécie de lavagem cerebral de tanto que aparecem.

São poucas que tem sucesso nisso a acabam tendo uma marca forte mas sem valor. Prefiro falar de uma marca daqui, de SC e que é nova no mercado e por ter uma inteligência e boas práticas, consegue, em médio prazo, atingir um status de marca excelente.
Nesse caso, quero falar da empresa Empty Cloathing Co. Essa marca nasceu em Tubarão e hoje está sediada em Imbituba.
Eu, como qualquer outro entusiasta do branding, gosto de ver uma marca nascendo e se desenvolvendo. Há mais de 10 anos essa empresa  já nasceu com sua missão, visão e valores bem definidos. Já sabia onde queria ir, como ir e o que fazer para chegar, claro que certos ajustes são feitos durante esse tempo. Buscar objetivos bem definidos, práticas de gestão, a forma como os clientes são atendidos, causas a serem apoiadas, parcerias que tragam benefício tangível ao consumidor, práticas de mercado em comum acordo com a ética, transformar o mundo em algo melhor…
Isso é gestão da marca!

Não é fácil gerir uma marca. Manter seu posicionamento, forma de se comunicar, conquistar clientes com a sua visão de mundo. Apostar na essência não é uma coisa que dê muito retorno a curto prazo e por isso, muitas empresas desistem de trabalhar o branding o que é um erro gigantesco. Branding, te trás uma sinergia com um público fiel, que se torna formador de opinião e leva sua marca para onde for. Sua marca ganha personalidade. Assim são as marcas mais fortes do mundo.

 

 

 

>> Veja esse vídeo. Ele explica de uma forma bem prática e bacana o que é branding:

 

O BRANDING NA PRÁTICA

Uma boa marca não precisa “berrar” e nem forçar a barra para ser notada, mas sim, procurar boas práticas e formas inteligentes de passar o recado e sua missão.

 

 

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Vídeo: 

 

 

Estilo, desejo, aventura, pensar diferente, se preocupar com os outros, incentivar a arte… são algumas das práticas que definem a essência da Empty. Um trabalho de branding envolvendo muito conceito. Quando você compra um produto de marcas como a Empty, você está levando muito mais que um acessório, mas sim, muito sentimento e uma sensação de fazer parte de algo maior.

E agora, como a inovação não pode parar, eles vieram com uma jogada muito legal, que combina o life style com modernidade.

 

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A Empty fechou uma parceria com a Mitsul, concessionária da Mitsubishi de Tubarão e Criciúma e lançaram a L200 Triton Empty . Um carro estiloso e com algumas pitadas de lifestyle que a Empty tem em sua marca. Aqui está uma ação que agrega valor a marca e te chama para fazer parte disso, não é? Inovações como essa é que trazem as pessoas para perto de sua marca.

 

 

O MEU RECADO PARA VOCÊ:

Compre produtos e serviços de empresas que investem no valor que elas tem para o mundo, para a sua vida e de terceiros. Valorize quem inova, quem sai na frente, quem pensa diferente. Temos muito a ganhar com isso. Esqueça apenas a força de marca e busque marca de valor. É assim que você deve se ver pois reconhecendo o valor dos outros, reconhecerá a importância de você ter seu próprio valor.

E quando for lançar sua empresa, lembre-se de ter em sua estratégia o branding. Repito, é melhor ter uma marca de valor do que uma marca forte.

Quer saber mais sobre branding e gestão de marcas? Separei esse link para vocês – https://endeavor.org.br/?s=branding

 

 

Grande abraço, galera do bem!

Marcelo Kobe

 

 

Leia mais textos da coluna Inspira, Expira

4 comentários

  1. Fernando
    Autor

    Marcelo excelente texto e ótimas dicas. Já tava aguardando suas novas publicações. Sou estagiario de publicidade aqui no Rio de Janeiro e adorei seus textos e não some mais.. RSS. Também adorei o Documentário 9ndas. Banana parabéns pelo site está cada vez melhor.Classificados Grátis foi uma òtima ideia. Aloha!

    • Marcelo Kobe

      Fala Fernando!
      Obrigado pela sua mensagem, meu brother. Isso anima a gente a continuar. Pode deixar que não vou mais sumir!!!
      Que bom que você gostou do 9ndas. Eu vejo o surf por uma outra ótica e o doc foi pra ilustrar isso.
      Continue em contato, beleza?!
      Abração
      Aloha!

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