Nyepi Day, O Dia do Silêncio

advogada, marmita no escritorio, plural - (Priscila)_ Foto Flávio Tin_16112016 - 2869 IMG_4071 IMG_4073 IMG_4076 IMG_4079 IMG_4081 IMG_4082 IMG_4083 IMG_4085 IMG_4086

 

No dia 28 de março de 2017, e estou na ilha de Bali. Foi comemorado o dia do silêncio na ilha dos Deuses, hoje inicia um novo ano na religião Hindu. Alguns dizem que o calendário hindu é o calendário mais antigo conhecido no mundo e assim o mais correto.

Um dia antes do dia do silêncio acontece o festival do Ogoh-Ogoh, um campeonato entre os locais de cada região de Bali que concorrem entre si fazendo bonecos demoníacos e gigantescos, cada grupo tenta fazer o boneco mais feio e maior e os juízes julgam pela dificuldade da construção dos bonecos. Voltando a falar da tradição hindu esses bonecos simbolizam os demônios que um dia antes do dia do silêncio ele passeiam com os bonecos como se fossem soltar os demônios pelas ruas de Bali em uma tentativa de deixar esses demônios felizes por estarem sendo soltos. É uma grande festa que lembra nosso carnaval, pessoas nas ruas sorrindo, vendo as alegorias e festejando o novo ano Balinês.
Depois do desfile todos vão para casa, na manhã seguinte às 6 da manhã inicia o Nyepi Day, O dia do silêncio em Bali, é proibido sair de casa, acender luzes, fazer barulho, isso tudo por 24 horas, até o aeroporto de Bali é fechado por 24 horas, o único aeroporto no mundo que é fechado por um dia sem que seja por tempo ruim.
Qual a finalidade disso? Simples e faz todo o sentido, os balineses acreditam que os demônios (Ogho-Ogho) que eles soltaram no dia anterior nos desfilem vão estar ainda na ilha de Bali e no dia seguinte não irão encontrar ninguém pelas ruas de Bali esses demônios fogem da ilha e assim por mais um ano os balineses estão livres dos demônios. Outro motivo pelo qual é feito o dia do silêncio é porque os balineses querem estar o mais próximos possível da criação do mundo, sem carros, motos, poluição e barulho, ruas vazias por 1 dia e também é um momento de auto meditação e auto conhecimento, um dia todo afastado de tudo que possa nos afastar de nós mesmos.

Essa é a data mais importante para o povo balinês poque no dia seguinte do dia do silêncio os balineses que tem algum mágoa com alguém se encontram e fazem as pazes, para iniciar um ano novo sem rancor e tristeza com seu próximo.

Mesmo não sendo local é um dia de intenso auto conhecimento, o silêncio nos faz pensar sobre muitas coisas da nossa vida e também é muito importante que quem quer ter uma experiência de meditação no dia do silêncio esteja ou sozinho ou com uma companhia que acredite e queira viver esse dia tão importante na tradição hindu, porque mesmo que você esteja aqui nesse dia mas ao seu lado sua companheira ou seu companheiro não esteja totalmente ligado no significado do Nyepi Day e não consiga se desligar das obrigações externas o dia do silêncio será como um dia normal, um dia de trabalho, onde as obrigações do mundo são mais importantes do que um dia totalmente desligado do mundo real…

E quando me perguntam qual a sensação de ter altas ondas quebrando em Uluwatu sem ninguém poder surfar as ondas mais perfeitas do mundo eu respondo, o Nyepi Day é o dia que os Deuses de Bali aproveitam para surfar sozinhos, sem a presença humana na água…

Aloha galera e feliz Nyepi Day à todos que estão na ilha dos Deuses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

10 + dezessete =