É campeão mundial de Bodyboarding!

Socrates Santana - foto Alex Diaz-APB

Socrates Santana – foto Alex Diaz-APB

 

O Brasil que devemos ser é campeão mundial de Bodyboarding!!!

 

 

Sócrates Santana, carioca, 16 anos, o primeiro Campeão Mundial Pro Júnior de Bodyboard. Só esta frase já vale o texto, porem o roteiro é ainda mais impressionante. Morador da comunidade do Pavão-Pavãozinho, o atleta é o retrato do Brasil que mudou sua cara nos últimos anos através das politicas sociais e inserção de milhões de pessoas à sociedade.

No país do futebol, o “Doutorzinho” aprendeu a viver sem pai e a vencer através do esporte. Participando desde criança, formou-se no projeto social que a SUDERJ e a escolinha de bodyboard do hexa Campeão Mundial Guilherme Tâmega realizam na praia de Copacabana. O apoio e o conjunto entre o poder publico e a sociedade organizada foram fundamentais na formação do individuo, e no surgimento de um novo campeão mundial. O estudo, condição obrigatória para participar do projeto, faz também parte de sua formação.

 

 

 

Vídeo projeto social SUDERJ e escolinha Guilherme Tâmega em Copacabana que formou Sócrates Santana Sócrates é a cara do brasileiro. É a vitória estampada sobre o imperialismo, sobre o berço de ouro e desigualdade social. É a força da superação, da vitória merecida por esforço coletivo e méritos pessoais. Não há meritocracia sem igualdade de oportunidades. Se hoje milhões de pessoas ascenderam de vida socialmente, o doutorzinho é nosso maior exemplo no bodyboard.

Saber encarar todas as dificuldades e evoluir no processo é necessário. Vencer as adversidades e brilhar em um mundo selvagem e desigual são condições admiráveis. Em sua curta carreira, o atleta já soma dois campeonatos brasileiros pro junior, a medalha de bronze no ISA GAMES e agora o título mundial.

Mais do que a soma de todos os fatores, o trabalho coletivo e social foram o pilar na formação do indivíduo. Exemplo maior foi a arrecadação de verbas para ir à esta ultima etapa. Através do financiamento coletivo, conseguiu chegar a Porto Rico e ser o melhor atleta Pro Junior do mundo. Além de Sócrates, o Brasil ficou em terceiro lugar com Matheus Bastos e quarto com David Barbosa. Foi uma disputa alucinante, que só foi resolvida no último dia, e com a ajuda do esquadrão brasileiro. Seu maior oponente, o havaiano Tanner Macdaniel, líder do circuito até o último dia, perdeu nas quartas de final e viu o título escapar. Merecidamente, o brasileiro que esteve no pódio em todas as etapas este ano, venceu as dificuldades de conseguir ir para a ultima etapa, foi às finais e antes mesmo de conquistar o segundo lugar no evento sagrou-se o campeão do mundo.

 

 

 

 

Matéria no programa Esporte Fantástico da Rede Record mostrando como o atletas chegaram à Porto Rico para a disputa do título mundial. Entre os profissionais, o sul-africano Jared Houston foi o campeão. Uri Valadão foi o melhor brasileiro, em quarto. O Brasil ainda ficou com sete atletas entre os Top16, entre eles Eder Luciano, e com dez atletas entre os 28 da elite para o ano que vem. Isabela Souza somou mais um vice campeonato à sua vitoriosa carreira.

A retomada do domínio brasileiro no bodyboard mais uma vez está se concretizando. Desta vez por uma nova jornada daquele que é nosso maior exemplo no esporte, Guilherme Tâmega. Vencedor em toda sua trajetória nas competições, seu maior desafio agora é formar campeões e abastecer o mercado com equipamentos que levam seu nome e suas exigências. Já está colhendo frutos. O ano ainda não terminou para o bodyboarding, teremos o ISA GAMES e o final de alguns circuitos estaduais.

Parabéns Sócrates Santana! O mundo é seu, a alegria é nossa. Fica aqui mais um exemplo de que o Poder público deve criar cada vez mais oportunidades de inserção social para diminuir o abismo que é a divisão de classes no Brasil. Quantos talentos desperdiçamos durante nossa história por não haver oportunidade iguais. Devemos amar ao próximo como nós mesmos.

Moacir Kienast

 

 

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA LINHAS SALGADAS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

5 × 4 =