Ervino recebe 1ª ligação de água tratada

Dona Rosemar Pereira blusa verde e o-marido Laércio blusa listrada com colaboradores da Concessionária. foto Águas de São Francisco-do-Sul

Dona Rosemar Pereira blusa verde e o-marido Laércio blusa listrada com colaboradores da Concessionária. foto Águas de São Francisco do Sul

nstalação do primeiro ramal de água da Praia do Ervino. Foto Águas de São Francisco do Sul

Instalação do primeiro ramal de água da Praia do Ervino. Foto Águas de São Francisco do Sul

Dona Rosemar com a sobrinha Helena assina autorização para ligação do ramal-foto- Águas de São-Francisco-do-Sul

Dona Rosemar com a sobrinha Helena assina autorização para ligação do ramal. foto Águas de São Francisco do Sul

 

Moradora da Praia do Ervino há mais de 20 anos, a dona de casa Rosemar Pereira não escondia a alegria na manhã desta segunda-feira, dia 24. A residência dela, localizada na Rua Barra Velha, a três quadras do mar, foi a primeira a receber o ramal da ligação que vai levar, pela primeira vez na história, água tratada de qualidade para toda a família.

Enquanto observava técnicos da Concessionária Águas de São Francisco do Sul e de uma empresa terceirizada fazerem a instalação, ela lembrava das dificuldades do dia-a-dia em uma região que é abastecida por água de poços artesianos, sem qualquer tratamento.

Além dos riscos à saúde, comentou Rosemar, as tarefas do cotidiano de qualquer família são mais difíceis e trabalhosas para quem mora no Ervino. Lavar roupas brancas, explicou, só com água da chuva, captada por um sistema que consiste em uma corrente instalada no telhado e conectada à uma caixa d’água, que fica no chão.

Em tempos de escassez de chuva, explicou o marido dela, Laércio Pereira, 68 anos, a situação fica ainda pior. Ou a família busca água em outro ponto da comunidade, ou é obrigada a enviar as peças para serem lavadas na casa de familiares, em Joinville.

“Lavar a roupa branca com a água que vem do poço, nem pensar”, enfatizou o morador.

Fazer alimentos, relatou dona Rosemar, tem um custo extra para a família: é preciso comprar água mineral. São ao menos quatro galões de 20 litros por semana. A água mineral tem que ser adquirida semanalmente para uso na cozinha, já que a água do poço é inviável para o consumo, disse ela.

 

Ligações

Além da casa da família da dona Rosemar, outra residência, na Rua Barra do Sul, também teve a ligação concluída nesta segunda-feira. Os primeiros ramais de ligação de água do Ervino representam mais um passo da concessionária Águas de São Francisco do Sul para responder a uma demanda histórica do município: disponibilizar água potável, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para os moradores e turistas da região, destaca o diretor-presidente da Concessionária, Ricardo Miranda.

Nesse momento, os moradores que já estão com a caixa padrão implantada serão interligados à rede da concessionária para que, a partir de novembro, comecem a receber água tratada a partir do final de novembro, quando a adutora do Ervino entra em operação.

Renee Chaveiro, supervisor de manutenção, explica que os moradores do Ervino já podem instalar o padrão de ligação, solicitando nos postos de atendimento ou ligando no 0800 595 4444. “Temos um vendedor na região que pode ser deslocado até a casa do interessado. Ele orientará de acordo com o manual de instrução de instalação do abrigo e caixa padrão”, explica.

As ruas Atlântica, Ubatuba, Guaicurus, Barra Velha, Itajubá, Piçarras (parte), Babitonga, Carijós, Aimorés, Caetés já estão liberadas para as ligações.

 

Nove mil moradores beneficiados

As obras na Praia do Ervino foram iniciaradas em 11 de maio deste ano. Na ocasião, autoridades e comunidade estiveram presentes no momento histórico que marcou a implantação da rede de abastecimento na região.

Além da adutora, o Ervino receberá 100 quilômetros de rede de água, contará com um reservatório com capacidade de armazenamento de 500 mil litros de água, uma elevatória de água tratada e um booster (estação de pressurização de água tratada).

No total, nove mil habitantes serão beneficiados. O investimento para a realização das obras ficará em torno de 16 milhões de reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

15 − 9 =